/* Tabs Algum Tempo Atrás | Moda, Maquiagem, Comportamento e mais: Quem inventou a maquiagem?

POWr Social Media Icons

05 maio, 2013

Quem inventou a maquiagem?


Atualmente, todas as garotas tem pelo menos um item de maquiagem, nem que seja um gloss incolor. Todos os dias usamos esses produtos que nos deixam mais bonitas, levantam nossa autoestima e até mostram um pouco da nossa personalidades.

Mas será que paramos para pensar me quem inventou a maquiagem? Dificilmente fazemos isso. Hoje, enquanto eu olhava alguns blogs, parei para pensar e resolvi pesquisar um pouco.

A maquiagem não é algo todos tempos atuais. Desde o paleolítico os feiticeiros dos grupos pintavam seus rostos e corpos. Mas os verdadeiros criadores da maquiagem são os povos antigos do Egito.

Mulheres (e até homens) do antigo Egito delineavam os olhos com pó de Khol, uma poeira preta condensada. O pó de Khol é o ancestral do Kajal. No Egito também era usada uma mistura de metais pesados de cor esverdeada nas pálpebras para proteger os olhos.

Desde então, a maquiagem foi evoluindo e mudando de acordo com os padrões de beleza de cada época. Na renascença italiana, a moda era ter a pele extremamente clara. A obsessão era tanta, que as mulheres usavam uma pasta feita a base de metais pesados, que depois deixava a pele muito feia. Para amenizar os efeitos nocivos dos metais, as mulheres dormiam com uma pasta de vetilo crú.

No Japão as gueixas usavam (e ainda usam) muito pó de arroz no rosto, para ficarem com a pele de porcelana como de bonecas. Elas também pintavam os lábios com um pigmento vermelho, e contornavam os olhos com uma tinta roxa.

O tempo foi passando e as mulheres foram ficando mais vaidosas e a maquiagem foi sendo melhorada. Graças aos avanços da tecnologia, hoje temos uma imensidão de produtos à nossa disposição, que não fazem mal nenhum. Alguns produtos ainda tem hidratante e filtro solar e nos deixam mais bonitas, mesmo quando não estamos usando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo