/* Tabs Algum Tempo Atrás | Moda, Maquiagem, Comportamento e mais: Descobri que tenho Rosácea, e agora?

POWr Social Media Icons

27 julho, 2014

Descobri que tenho Rosácea, e agora?

Muita calma nessa hora gente. A rosácea pode ser uma condição de pele que não tem cura, mas tem como tratar os sintomas. E antes de surtar e arrancar os cabelos, vamos primeiro saber um pouco mais sobre a "doença".

A rosácea é uma inflamação crônica da pele que se manifesta principalmente no centro do rosto (que geralmente são as partes mais oleosas), mas também pode aparecer nas bochechas. A pele do rosto fica mais avermelhada e as inflamações se parecem muito com acnes.

Geralmente, afeta adultos entre 30 e 50 e quem tem a pele fina e clara tem maior tendência a desenvolver o problema. A passagem súbita do frio para o calor, o cigarro, álcool e stress são fatores que favorecem o surgimento da rosácea. 

Essa doença pode ser facilmente tratada com cremes nas regiões afetadas e dependendo do grau da rosácea, pode ser feito o uso de antibióticos ou antiinflamatórios. Em casos extremos, em que a pele se mostra resistente ao tratamento, é prescrito ao paciente Roacutan, medicamento de uso controladíssimo. Além do uso de medicamentos e cremes, há um tratamento chamado de luz pulsada, que trata não só rosácea, como outros problemas de pele. 

Pessoas conhecidas como Cameron Diaz, Bill Clinton e Renée Zellweger são tão normais quanto a gente. Eles também tem rosácea \o/\o/ (a louca comemorando a pereba dos outros kkkk) e sofrem como a gente, com os vasinhos da pele dilatados e a vermelhidão persistente. 

E vocês devem estar se perguntando: "Tá, e por que você está falando disso?" Porque essa semana fui em um dermatologista e confirmei que o que venho tratando há anos é rosácea. Gente, como já falei outras vezes, já usei tudo que é tipo de pomada e já tomei tudo que é tipo de medicamento, e nada resolveu meu problema. Nenhum dermatologista se tocava que o meu caso não era acne. 

Não vou dizer que minha pele fica todos os dias vermelha e com inflamação. Não, não fica. Tem épocas que a pele fica perfeita, do jeito que eu gosto, mas tem épocas que a pele não fica tão boa, como nas fotos abaixo.




Agora minha pele não está assim, porque eu comecei uma parte do meu novo tratamento. Estou fazendo uso de um sabonete da Vichy da linha Normaderm e essa semana vou começar a tomar um antibiótico, que não lembro o nome agora e ainda tem a pomadinha que é manipulável, que também não lembro o nome. Estou dizendo que não lembro nome, porque as receitas ficaram na farmácia. 

Durante todos esses anos de tratamento e tals, percebi que o stress e a má alimentação ajudam muito na piora da doença. E é por isso que ultimamente venho controlando muito o que vou comer, me protejo do sol (porque ele é um dos agravantes) e tento me manter o mais calma possível. 

Agora se você tem um problema de pele e desconfia que tem rosácea, procura um dermatologista bom, porque se o tratamento for feito da maneira correta, os resultados acabam sendo positivos. 

Espero ter ajudado alguém que sofre com a pele e que não sabe mais o que fazer para tratar.

xoxo

4 comentários:

  1. Oi Fernanda, tudo bem?
    Também tenho rosacea, estou tratando.
    Teu tratamento deu certo?
    Qual antibiótico VC usou? E qual creme VC passava para tratar as pápulas (espinhas)?
    Obrigada!
    Leticia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leticia
      Eu estou bem e tu como está?
      Então, meu tratamento não deu certo e partir para o segundo ciclo de Roacutan, que infelizmente não deu novamente.
      Meu dermatologista quis fazer um novo ciclo, mas eu não quis fazer, porque como todos sabem, o Roacutan é um medicamento muito agressivo e não se tem estudos em relação aos seus efeitos futuros no organismo do usuário.
      Hoje não tomo medicamento algum, as únicas coisas que estou usando são um sabonete (Acnese), um fluído hidratante da Skin Ceuticals e um outro fluído neutralizante da Eucerin. Além disso, lavo meu rosto com esponja e sabão todas as noites e percebo que isso ajuda também, pois é como se fosse uma esfoliação. Ah, limpo bem a minha pele com tônico e removedor de maquiagem.
      Fazendo isso minha pele melhorou, mas de vez em quando ainda me aparecem espinhas chatas, mas somem dentro de 1 semana mais ou menos.
      Espero que seu tratamento dê certo, porque é bem chato ter rosácea, é algo que tem que tratar a vida inteira, infelizmente.
      Espero ter te ajudado.

      Beijo, beijo.

      Excluir
    2. Oi Fernanada.
      VC foi direto pró roacutam?
      VC tentou usar o azelan? Esse creme e ótimo! Tenho tido muito bons resultados com ele. E da Bayer.
      Eu não posso esfoliar o rosto senão irrita muito. E lavo o rosto com fisiogel cleanser que e bem suave.
      Beijos
      Leticia

      Excluir
    3. Oii
      Eu fui direto pro Roacutan.
      Assim, quando eu era mais nova eu optei por tomar o Roacutan manipulado e não surtiu efeito. Dai no segundo ciclo eu optei por tomar Roacutan mesmo, porque querendo ou não, o medicamento original é diferente dos similares, genéricos e afins. Mas infelizmente o resultado não foi o esperado: pele perfeita forever.
      Acabei descobrindo que Roacutan ou qualquer outro medicamento não vai acabar com as espinhas para sempre, é do próprio organismo sair espinhas de vez em quando.
      Que pena que você não pode esfoliar a pele do rosto, ajudaria muito.

      Beijo, beijo

      Excluir


Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo