/* Tabs Algum Tempo Atrás | Moda, Maquiagem, Comportamento e mais: Confissões de uma estudante de arquitetura

POWr Social Media Icons

23 novembro, 2015

Confissões de uma estudante de arquitetura


Muitas meninas, e meninos, desejam cursar arquitetura atualmente. E uma boa parcela dessas meninas, e meninos, acreditam que seja um curso fácil. De fato, é fácil. Não é difícil de se levar o curso. O único, e talvez, maior problema, é o grande número de trabalhos que são dados aos acadêmicos, em um pequeno período de tempo. 

Eu adoro meu curso e sinto que realmente achei a profissão dos meus sonhos, mas às vezes, quando estou super cansada e atolada de prazos de entrega, me pergunto se aguentarei tanta pressão até o final dos 5 anos. Mas a cada coisa nova que eu aprendo e a cada trabalho finalizado, a pergunta é respondida, vale a pena aguentar noites em claro.

E se você pensa que arquitetura não tem conta, ah... você está redondamente enganada (o). Tem conta sim! E se reclamar, tem mais! Durante o curso inteiro você vai ter disciplinas que envolvem matemática e física. Na minha universidade, por exemplo, as disciplinas que envolvem esse lado mais temido por vários alunos, é chamada de sistemas estruturais.

Vou te falar a verdade. Não é tão difícil de entender, se o professor é bom, mas é fácil de errar no cálculo. É muito detalhezinho que pode passar despercebido.

Mas além de sistemas estruturais, você vai ver números em desenho arquitetônico também. Pois é... no desenho arquitetônico (disciplina sobre plantas, cortes e elevações) você precisa aprender a calcular o número de degraus e o 'desnível' que deve ter entre um degrau e outro, mas isso é fácil e todo mundo tira de letra =).

Vida social é algo que praticamente não existe. O curso é realmente muito trabalhoso, são muitas maquetes, muitos desenhos e projetos. E tudo isso requer tempo e não é pouco, é muito tempo. Enquanto seus amigos estão saindo pra balada nos finais de semana, a gente está lá, em cima da prancheta projetando.

Acho que é isso que eu tenho pra falar a respeito do curso até agora. Talvez, quando eu esteja mais pra frente, eu possa compartilhar mais da minha experiência com o curso. Mas agora, deixo algumas dicas que podem ajudar.

ORGANIZAÇÃO


É realmente necessário ser organizado. Não digo com as coisas materiais, digo com a vida acadêmica. Como eu já disse, são muitos trabalhos e se você não cuidar dos prazos, ou acaba virando noites para não perder a entrega ou acaba não entregando mesmo.

PERFECCIONISMO


Eu não sei se isso é bom ou ruim. Em algumas horas é bom, porque tem professores que são extremamente exigentes com o acabamento da maquete ou de qualquer outro trabalho. Mas tem vezes que o perfeccionismo acaba atrapalhando, por exemplo quando um professor pede pra fazer um croquis e como sabemos, croquis é aquela coisa rápida, sem beleza e você acaba levando décadas para fazer um mero esboço, o professor fica meio bravo.

Então a dica é: saiba quando é necessário perfeição e quando o que se pede é apenas uma coisa rápida e sem muito capricho.

MAQUETES


Escuto muito na faculdade que a maquete é sempre coisa de última hora, que muitas vezes a gente acaba fazendo na madrugada antes da entrega do projeto pronto. Mas no começo do curso vejo que os professores exigem muito da gente acabamento perfeito e algo que não foi feito de última hora.

Não sei como é mais pra frente, porque estou terminando agora o 1º ano, mas deixo a dica: capriche nas maquetes, porque muitas vezes elas te salvam.

CAPRICHO


Como é exigido capricho da gente. Em desenho arquitetônico somos muito cobrados pelo limpeza da folha, traço firme e contínuo, letra técnica descente e espessuras de grafites corretes.

PACIÊNCIA


Você vai precisar muito disso, para conseguir passar umas 5 horas, no mínimo, para fazer plantas, cortes, trabalhos etc.

Além de paciência com os trabalhos, ela vai te ajudar a aturar aquelas pessoas malas nos dias em que você pouco dormiu e a vontade de mandar todo mundo catar coquinho estiver falando bem alto.

Mas acho que por enquanto é isso. Espero ter esclarecido um pouco sobre o curso e qualquer dúvida, deixa um comentário, que eu vou adorar responder =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo